Musica-de-Outono

Sabia Mais sobre o festival

Em 2014, o Música de Outono chega à sua segunda edição. O Festival é dedicado ao universo da música erudita e idealizado com o objetivo de ratificar a vocação para música da cidade de Ouro Preto, tendo como referência maior o passado musical da antiga Vila Rica e o efervescente cenário

Com uma programação totalmente gratuita, o Música de Outono traça um rico panorama acerca do que vem sendo produzido no campo da música de câmara contemporânea brasileira. Importantes referenciais desse universo estarão presentes nos seis dias de festival que se destaca ainda pela realização de toda sua programação nas seculares Igrejas de Ouro Preto – marcadas por suas exuberantes acústicas -, promovendo um momento único de fruição da arte barroca e dos sons da cidade.

Para o Secretário Municipal de Cultura e Patrimônio de Ouro Preto, José Alberto Pinheiro, “a cidade possui em seu DNA uma forte ligação com a música, que nos remonta às atividades desempenhadas por músicos e compositores que aqui residiam nos séculos XVIII e XIX com atuação destacada em nossas Igrejas, templos religiosos que, com o Música de Outono, transfiguram-se novamente em espaços privilegiados para se fazer e ouvir música”, aponta.

Orquestra Opus (MG) e Derico (SP), Orquestra de Violoncelo de São Paulo e Soprano Roseane Soares (SP), Trio Quintessência (SP), Rufo Herrera e Quinteto Tempos (MG), Duo Desvio (MG) e o cravista Fernando Cordella (RS), Rodrigo Torino (MG) Ricardo Amado (RJ) e Hugo Pilger (RS) são alguns dos grupos e músicos que estarão presentes no Música de Outono. “Com uma programação tão diversa, o Festival leva ao público algumas das especificidades e possibilidade do fazer “musica de concerto” para uma cidade ímpar, como Ouro Preto, além de promover trocas e conexões entre os artistas que aqui estarão”, comenta o Maestro Rodrigo Toffolo, curador do Música de Outono e Regente Titular da Orquestra Ouro Preto, realiza o concerto de encerramento do Festival, no dia 21 de Junho.

Dada a proximidade entre Ouro Preto e Belo Horizonte (apenas 90 Km), o Música de Outono torna-se excelente opção para o público que estará na capital para a Copa do Mundo e que, eventualmente, visitará a cidade Patrimônio Cultural da Humanidade – que espera um acréscimo de aproximadamente 25% no número de turistas entre os meses de Junho e Julho.   

SERVIÇOS
Música de Outono – Segunda Edição
Data: De 16 a 21 de Junho
Local: Ouro Preto/Igrejas da Cidade
Entrada Gratuita – sem distribuição de senhas