A Cervejaria Ouropretana começou de uma paixão dos sócios Leonardo Tropia e Eduardo Machado por cervejas especiais que normalmente são difíceis de encontrar no mercado comum. Sendo assim, surgiu a iniciativa de começar a fazer a própria cerveja, comprando os insumos como o malte, o lúpulo e a levedura na tentativa de alcançar a qualidade das cervejas especiais já consagradas. Junto a isso, o processo artesanal da cerveja feita em quantidade limitada, com o comprometimento inicial da qualidade da cerveja, independente de tempo e custos com matéria-prima, propiciaram a execução do sonho de uma pequena cervejaria no inicio de 2011.

Conhece os diferentes estilos

Hoje, a maior parte da produção da cervejaria está voltada para uma cerveja que se adequou aos paladares brasileiros de uma receita tradicional alemã: A German Pilsener, respeitando algumas características originais da receita como os maltes utilizados, graduação alcoólica esperada e com uma pequena diminuição na quantidade de lúpulo.

A cerveja Lager é historicamente mais recente que as Ales, tendo sido difundida a partir de seu berço, a cidade de Pilsen na República Tcheca. Para sua fermentação são utilizadas leveduras que resultam no processo chamado de baixa fermentação, ou fermentação a frio.

  • Ouropretana Pilsen Premium :

A cerveja Ouropretana Pilsen foi desenvolvida para agradar a todos os paladares, pois a cerveja tipo Pilsen é a mais conhecida no Brasil e também a mais consumida no mundo.

É uma cerveja clara puríssima do tipo Lager, de baixa fermentação, suavemente amarga e de médio teor alcoólico (4,6%). De coloração dourada, a Ouropretana Pilsen traz em cada copo o verdadeiro sabor das cervejas de puro malte.

Suas principais características são a pureza, sabor, sua fabricação artesanal sem filtragem ou aditivos químicos e sua temperatura ideal de degustação é de 2 a 4 graus.

  • Ouropretana Weissbier :

 Produzida com trigo, é leve, refrescante, muito saborosa e de espuma cremosa, com aromas de cravo e banana. De fabricação artesanal, sem filtragem ou aditivos químicos.

Composição : Água, Malte de trigo, Lúpulos especiais e fermento.

  • Ouropretana Pale Ale :

Cerveja inglesa tradicional, de coloração âmbar e brilhante, paladar e amargor encorpados, com um toque de açúcar mascavo

Composição : Água, Malte, Lúpulos Especiais, fermento e Açúcar Mascavo.

A cerveja Ouropretana está disponível no Café Cultural de Ouro Preto !